BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sexta-feira, 30 de março de 2018

CRÔNICA

O SAL DA TERRA


Prof Antônio José

Não sou da cidade, venho de muito longe, onde moro não tem mar, estou em uma visita à cidade de Icapuí. Costumo observar os episódios diários que vão acontecendo em cada recanto por onde passo. A crônica nasce desse chão. O dia amanhece e lá vou eu
caminhando numa rua dessas pavimentadas com pedras despidas da cintura para cima. Olhava as pedras, mas não eram elas que me chamavam a atenção. Afinal, se portar com nudez tem sido o costume das pérolas joviais do século. Que vergonha!

O que me chamara a atenção de fato foram duas mulheres perto de uma torneira. Elas estavam com um balde, aparavam água, até aí normal. Mas o curioso é que uma delas colocava as mãos dentro do recipiente, pescava algumas gotas do líquido e levava à boca. Fazia isso ininterruptamente. Queria entender aquela cena aparentemente inusitada e também lhes pedir uma informação.

Foi aí que me aproximei das duas senhoras, queria perguntar para elas onde ficava o mar. Ao chegar pertinho, ouvi uma delas falar para a outra:"mulher, bem que o povo fala com razão, essa água do SAAE é uma salina pura. A gente sente o sal em todo lugar do corpo. Bebe aí, minha mana, pra tu sentir o gosto". E eu ali sem entender nada, ainda não havia feito a minha pergunta.

Chegou a hora, perguntei: "A senhora sabe me informar para onde fica o mar"? É que eu não sou daqui e de vez em quando tomar uns goles de água salgada, de manhãzinha cedo, a minha vó dizia que não faz mal a ninguém. Ela respondeu na bucha:" Fica bem pertinho, o senhor pega esse  corredor aí e já vai sair na praia. Mas se o senhor não quiser fazer isso, eu abro a torneira aqui e o senhor bebe água salgada direto da fonte". Não entendi, por que a senhora estar falando assim? Indaguei. Ela disse sem titubear "porque essa nossa água, meu senhor, é O SAL DA TERRA"! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkl

Nenhum comentário:

Postar um comentário