BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 15 de outubro de 2011

Poesia: Icapuí - nos versos de nossa história

                                                                                                       Claudimar Silva


Bandeira Oficial de Icapuí (Foto: Claudimar Silva)
Criada da luta e da sede
De um povo sofrido e cansado
Dos mandos e desmandos
Dos poderosos do outro lado

Lutas e manifestos
Protestos e gritos de alforria
Escolhas rumos à liberdade
Desse povo cheio de alegria

Disso muito antes, outras raças
Pisaram em nosso terra ensolarada
Abordaram em nossa ponta de praia
Seduzidos pela duna encantada

Pedaços dessa história
Encontramos nos cacos achados
Nas peças antigas dos homens
Que andaram por nosso passado

Vieram as lutas do povo
As vozes clamando por novos rumos
Jovens cheios de garra surgiram
E ergueram a bandeira do prumo

Nossa caiçara virou cidade
Feita de mulheres e de homens
Nosso povo ganhou líderes
Nossas vidas ganharam nomes

Primeiros passos foram dados
Levantando do nada o tudo
A união do povo fez a diferença
Na construção do nosso futuro

Grande foi o salto conquistado
Com tão pouco tempo de idade
As coisas ganharam forma
Apesar de tanta dificuldade

Nossa pequena vila de pesca
Abriu-se para um mundo de verdade
Ganhamos atenção dos grandes
Querendo ver nossa realidade

Mas vieram a tal da desavença
Dos que brigaram pela mesma causa
As belezas foram esquecidas
Em troca de outras palmas

Mas o povo continuou sorrindo
Cantando as canções da nossa gente
Entre uma guerrilha e outra
Vivíamos um sonho diferente

Sonhos de crianças felizes
Do homem trabalhador e seu mar
Das riquezas que brotam da terra
De todos que amam esse lugar

Orgulho de sermos desse chão
Da beleza onde vivemos
Das estradas deste rincão
Da história que mesmo fizemos

As vontades se tornaram outras
Se perderam num caminho ambíguo
Influência de um mundo novo
Onde o bom vento é exíguo

Nesses dias de confusão
Acirradas palavras proferem mudança
Uns dizem que a luta não foi em vão
Outros suplicam por nossa confiança

Por tudo que continua belo
Das águas do mar até o alto da serra
Já pensou se esses homens que hoje brigam
Brigassem juntos por nossa terra?
 
FONTE: www.acidadeicapui.com.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEUS E O POVO


                                 Profº Antônio José

Deus deve está no comando de um povo, de uma nação, eu creio assim. Mas quando isso é verdade? Quando esse mesmo povo juntamente com suas lideranças vive a justiça, a honestidade, o respeito, a observância de preceitos e princípios que contrariam interesses pessoais e mesquinhos. E, sobretudo, considera, anuncia um projeto de bem-estar coletivo pautado no amor que é a expressão máxima do caráter de Deus. Mas anunciar não basta, é preciso colocar em prática, pois só assim o Divino se torna humano e nos tornamos imagem e semelhança de Deus.

O nosso saudoso Paulo Freire já entendia essa mensagem independentemente do seu credo religioso, quando dizia; “A nossa prática deve ser um testemunho autêntico do nosso discurso.” Ou seja, ele falava de coerência e essa virtude tem sido pouco apreciada por nossos líderes cristãos e não cristãos. O Deus no qual eu creio é um Deus de coerência e o seu projeto para a humanidade é revelado mediante um reino que se contrapõe a toda e qualquer forma de corrupção, desigualdade, exploração, mentiras, injustiças.

Você pode está pedindo base bíblica para o que estou afirmando, não seja por isso: Is 61,8 “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio a iniquidade do roubo”; Et 10,3...e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo...; 2Pe 2,19 ...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção...;2Pe 2,3...movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias: para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme; Pv 19,5...o que profere mentiras não escapará.

Poderia continuar citando outras e tantas referências bíblicas, mas não é essa a minha pretensão nesse momento e, sim, suscitar uma reflexão diante de comportamentos e atitudes que parecem está fora de sintonia com a voz da verdade: A PALAVRA DE DEUS e o que ela oferece para a humanidade. Não estou aqui querendo dizer que sou uma pessoa perfeita, sem falhas, sem erros, não, reconheço as minhas fraquezas, os meus limites, mas errar não é o pior erro, o pior erro é não tentar corrigir o que pode ser corrigido. O fato é que precisamos da misericórdia e do amor do Senhor Jeová para não sermos destruídos. Porque foi assim que aconteceu quando Moisés, Josué e tantos outros líderes guiavam o povo hebreu e esse mesmo povo não andava em conformidade com a Escritura Sagrada. Passavam por situações difíceis, provas tamanhas e eram derrotados nas batalhas com outros povos.

Finalmente, Deus está no controle de tudo e a prova mais contundente dessa verdade não se dá somente com palavras ou discursos, mas com ações coerentes e harmoniosas ao que falamos. Está escrito: “uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente Tg 2,24” Que Deus nos ilumine e que por esses tempos a nossa fala não seja de um cristão hipócrita, mas de quem verdadeiramente busca a graça e o conhecimento de Deus a despeito de qualquer circunstância. Essa é a verdade nua e crua, o resto é balela.
.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A CRÍTICA E O ELOGIO


                                   Profº Antônio José

Há quem diga ser o elogio construtivo e a crítica destrutiva. Outros, porém, afirmam o contrário. Não sou nenhum erudito, mas gosto de pensar, refletir e buscar um pouco da essência daquilo que passa pela vida. Afinal, não concebo um educador ou cidadão que vive só e somente de aparências. Assim sendo, busquei conhecer um pouco sobre estas duas realidades: A CRÍTICA E O ELOGIO. Não para reproduzir pensamentos, mas uma vez pensando sobre eles, transformar informação em conhecimeto. Na verdade, a CRÍTICA PELA CRÍTICA tem sido muito utilizada  nos nossos dias em detrimento do ELOGIO.

Muitos já foram os que discorreram sobre o assunto. Não é a minha pretensão relacionar, nesse momento, filósofos, poetas, sociólogos, educadores, psicólogos..., mas mostrar de forma clara e objetiva que tanto a crítica quanto o elogio podem construir ou destruir sonhos, projetos, propósitos, pessoas. O fato é que dependendo da maneira como o elogio ou a crítica se processam na vida de uma pessoa, ambos passam a ser ferramenta de construção ou destruição.

Para o escritor Douglas S. Nogueira quando não usamos a crítica e o elogio racionalmente estamos a cada dia ajuntando vagarosamente pacotes de inimigos gratuitos. Ainda diz ele que devemos evitar a crítica até a última circunstância e elogiar com muita sinceridade sempre que possível.  Acrescenta ser isso ideal para vivermos bem socialmente, embora saibamos que mesmo assim seremos vítimas de pessoas que nos rodeiam sabe-se lá por quê.

Já o escritor Luiz de Paiva afirma ser a crítica construtiva uma ótima forma de feedback para o profissional, desde que o crítico considere aspectos como: o ambiente adequado; o momento adequado; um planejamento adequado; prepare a pessoa para tal situação; comunique-se  de forma clara e direta; não faça da critica um monólogo; destaque os pontos a melhorar...

Outro escritor e pensador americano, teórico do pensamento positivo Norman Vincent deixa registrado: “O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.”

Considerando o que foi supramencionado percebe-se claramente que tanto a crítica quanto o elogio tem o seu valor e pode ajudar como fator de motivação ou desmotivação de comportamentos  humanos.  Assim sendo, quando houver necessidade de criticar atitudes ou elogiá-las que possamos fazê-lo de forma consciente e criteriosa sob pena de não só destruirmos sonhos, mas pessoas.

Finalmente, elogiar, reconhecendo as capacidades e habilidades de uma pessoa é atribuir-lhe uma força positiva para que continue a sua trajetória na vida e não se perda pelo caminho. Confesso que escrevo hoje porque um dia um professor colocou no final de um trabalho que fiz: “Você escreve bem, vá em frente!”. Não sei se assim faço, mas sei que aquele elogio não me fez mais parar de escrever e hoje me faço um escritor porque um dia alguém soube usar um elogio na hora e de forma correta. Não se sabe a autoria, mas alguém pensou e escreveu: “Não se delicie com o elogio, nem se magoe com a crítica.”Daí concluo que tanto a CRÍTICA quanto o ELOGIO se usados sabiamente constrói, porém se usados irracionalmente podem se tornar num veneno mortífero.

                                                                                                            




domingo, 9 de outubro de 2011

UMA BOMBA


                                  Profº Antônio José

Ela está cansada, velhinha,
Mas já puxou solvente do poço.
A vejo desprezada, sozinha,
Parece jogada, um caroço.

Sua sola está ressecada,
Seu corpo perdeu todo brilho,
Mas se não tinha água encanada,
Só ela puxava, meu filho.

A ferrugem agora a destrói,
Não há mais óleo nem tinta,
Essa dor só dói porque dói,

Vê-la abandonada sem pinta
Uma peça que o homem constrói
Agora amarrada com cinta.