BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

DEUS E O POVO


                                 Profº Antônio José

Deus deve está no comando de um povo, de uma nação, eu creio assim. Mas quando isso é verdade? Quando esse mesmo povo juntamente com suas lideranças vive a justiça, a honestidade, o respeito, a observância de preceitos e princípios que contrariam interesses pessoais e mesquinhos. E, sobretudo, considera, anuncia um projeto de bem-estar coletivo pautado no amor que é a expressão máxima do caráter de Deus. Mas anunciar não basta, é preciso colocar em prática, pois só assim o Divino se torna humano e nos tornamos imagem e semelhança de Deus.

O nosso saudoso Paulo Freire já entendia essa mensagem independentemente do seu credo religioso, quando dizia; “A nossa prática deve ser um testemunho autêntico do nosso discurso.” Ou seja, ele falava de coerência e essa virtude tem sido pouco apreciada por nossos líderes cristãos e não cristãos. O Deus no qual eu creio é um Deus de coerência e o seu projeto para a humanidade é revelado mediante um reino que se contrapõe a toda e qualquer forma de corrupção, desigualdade, exploração, mentiras, injustiças.

Você pode está pedindo base bíblica para o que estou afirmando, não seja por isso: Is 61,8 “Porque eu, o Senhor, amo a justiça e odeio a iniquidade do roubo”; Et 10,3...e estimado pela multidão de seus irmãos, tendo procurado o bem-estar do seu povo e trabalhado pela prosperidade de todo o povo...; 2Pe 2,19 ...prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção...;2Pe 2,3...movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias: para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme; Pv 19,5...o que profere mentiras não escapará.

Poderia continuar citando outras e tantas referências bíblicas, mas não é essa a minha pretensão nesse momento e, sim, suscitar uma reflexão diante de comportamentos e atitudes que parecem está fora de sintonia com a voz da verdade: A PALAVRA DE DEUS e o que ela oferece para a humanidade. Não estou aqui querendo dizer que sou uma pessoa perfeita, sem falhas, sem erros, não, reconheço as minhas fraquezas, os meus limites, mas errar não é o pior erro, o pior erro é não tentar corrigir o que pode ser corrigido. O fato é que precisamos da misericórdia e do amor do Senhor Jeová para não sermos destruídos. Porque foi assim que aconteceu quando Moisés, Josué e tantos outros líderes guiavam o povo hebreu e esse mesmo povo não andava em conformidade com a Escritura Sagrada. Passavam por situações difíceis, provas tamanhas e eram derrotados nas batalhas com outros povos.

Finalmente, Deus está no controle de tudo e a prova mais contundente dessa verdade não se dá somente com palavras ou discursos, mas com ações coerentes e harmoniosas ao que falamos. Está escrito: “uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente Tg 2,24” Que Deus nos ilumine e que por esses tempos a nossa fala não seja de um cristão hipócrita, mas de quem verdadeiramente busca a graça e o conhecimento de Deus a despeito de qualquer circunstância. Essa é a verdade nua e crua, o resto é balela.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário