A escola
A escola deveria ser um lugar de prazer para que pudesse se tornar o prazer de um lugar. Vir à escola nunca deveria ser um martírio, uma tortura, mas uma oportunidade de encontrar a satisfação de ser.
Os alunos, os professores, os pais, os demais sujeitos deveriam comemorar quando da sua chegada à escola. Esse ambiente deveria ser tratado com todo zelo assim como se trata uma pepita de ouro encontrada no fundo de um rio.
Sair da escola deveria ser um motivo de tristeza, de parto, tal como uma criança quando sai do útero da mãe. E essa separação poderia ser expressa, se não com palavras, com gestos, pois esses falam mais forte do que aquelas, porque dispensam explicação.
Que bom ouvir de um aluno:"A aula hoje foi boa", porém é melhor perceber no seu sorriso o desejo de continuar na escola não porque a escola é feita por uma aula, mas porque uma aula faz a escola. A escola tem priorizado o desenvolvimento intelectual em detrimento dos sentimentos, das emoções. Sabemos lidar com diferentes tipos de tecnologia, contudo não sabemos lidar com os nossos problemas.
A escola deveria ensinar para a vida, afinal, a vida passa pela escola, entretanto nem sempre a escola passa pela vida. Penso que estamos construindo um geração de robôs, não de seres humanos. Estamos constantemente extressados, angustiados, deprimidos e culpamos a escola por isso. Esquecemos que somos os construtores daquilo que nos aflige.
Tudo tem sido o prazer de um lugar: o jogo de futebol, as baladas, as praças, a internet, menos a escola. Que escola é essa onde o aluno e o professor comemoram, festejam, no dia que não vai haver aula? Por que o aluno pede para sair mais cedo quando não tem nenhum outro compromisso a não ser estudar?
Há quem diga que a escola está perdendo espaço. É verdade, o mundo lá fora é muito mais atraente do que o espaço da sala de aula e, às vezes, é a quadra da própria escola que nos ensina a dinâmica de um espaço prazeroso de se estar.
E aí vem um mosquito pensar a escola e dizer que os humanos projetam um ambiente dos sonhos, mas esse projeto não tem sido o verdadeiro sonho da escola e a prova está na evasão, na baixa frequência e nos resultados desanimadores. Ouçam-me, a escola não surge do nada ela é construida ou destruida por nossas ações.
É possível, sim, mudar a escola antes que ela nos mude e nos mostre a nossa imcapacidade de sermos o que dizemos ser. Não estou sonhando com uma escola mágica, mas com a escola, que se não de tudo, nos proporcione pelo menos o desejo de se está nas suas sombras sorrindo. Não porque a aula terminou, mas porque está começando agora.
Você pode está me perguntando o que estou fazendo por essa escola do prazer, do desejo, estou pensando, escrevendo, agindo, se isso não é muito acredito já ser alguma coisa e você???
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