BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sábado, 29 de outubro de 2011


CAMINHADA DO 13

Profº Antônio José

Meu amigo, minha amiga,
Cante lá, que canto aqui
A caminhada do 13
De Cajuais à Icapuí
Pense numa coisa linda
Que até hoje já vi!!!

Criança, jovem e adulto,
E também o ancião
Dançavam igual bailarino,
Rodavam como pião
Sem falar dos que pulavam
Com a bandeira na mão.

Lá estava um poeta
Buscando a voz da razão.
Que viu com seus próprios olhos
E usa a imaginação,
O povo quer algo novo
Não aceita corrupção.

As buzinas se alegravam
Com tamanha encenação.
Os carros viravam pássaros
Com seu canto de emoção
E as motos eram formigas
No meio da multidão.

O prefeito da cidade
De mochila e de calção,
Mostrando para o povo
A humildade em ação,
Porque terno e gravata
Muitas vezes é ilusão.

Depois de ver isso tudo,
No centro de minha cidade.
A razão falou mais forte
Beleza não tem idade,
Pois a beleza maior
É a da honestidade.

E assim vou terminando
O meu cordel de repente.
No dia 13 de novembro
Só dá Jerônimo e Vicente,
Porque a vontade do povo
É de um voto consciente.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

 TRÂNSITO EM ICAPUÍ


 Profº Antônio José

Trânsito para a vida e não para a morte. Refletir sobre o trânsito no município de Icapuí é mais do que uma necessidade, é uma urgência que requer um tratamento imediato das partes envolvidas. Sabe-se que nos últimos anos os casos de acidentes  com motocicletas e automóveis tem aumentado consideravelmente e muitos com vítimas fatais. Icapuí é um município com aproximadamente vinte mil habitantes e já desponta no cenário cearense como um dos vilões em acidentes de trânsito.

As causas são as mais diversas e vai desde a dita imprudência do condutor passando pelas más condições dos veículos e estradas. Ou seja, o fator infraestrutura, veicular e humano. Quanto às vias públicas, é notório o descaso que estas vêm recebendo das autoridades governamentais, pois as mesmas se tornam quase que intransitáveis devido à quantidade de buracos e areia que apresentam. Vale ressaltar a nova camada de asfalto que está sendo colocada na avenida principal que dá acesso ao centro da cidade. Contudo, enquanto essa obra garante uma melhoria na acessibilidade ao centro, outros trechos como a estrada que dá acesso a praia de Barreiras fica a mercê do abandono e os carros e motos mergulhados no atoleiro e buracos. Haja suspensão, haja paciência!

No que diz respeito às condições dos veículos, é visível os cuidados que alguns proprietários dispensam aos seus automóveis, motos, ônibus, caminhões enquanto que outros não se preocupam com o estado de conservação, segurança e regularização de seu transporte. O que se ver, muitas vezes, são transportes já em ruinas trafegando pelas ruas sem as mínimas condições de circulação. E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA MUITOS DESSES VEÍCULOS TRANSPORTAM, NO COTIDIANO, ESCOLARES SEM AS DEVIDAS CONDIÇÕES DE SEGURANÇA. Associado a isso está à imprudência de condutores que andam sob o efeito de drogas, outros que usam o celular enquanto dirigem, MENORES conduzindo veículos e ainda tem aqueles que ultrapassam os limites de velocidade e não respeitam as placas de regulamentação e advertência mesmo sendo esta última quase que inexistente nas vias do município.

Ainda vale salientar que se isso não bastasse os pilotos de motocicletas, na sua maioria andam sem capacetes, outros com motos sem placas e veículos irregulares, o que levou segundo matéria publicada em http://blogs.tvdiário.tv.br o Ministério Público do Estado do Ceará, através do promotor de Justiça da comarca de Icapuí Adriano Jorge Pinheiro Saraiva, realizar audiência pública para discutir soluções no que diz respeito à problemática do trânsito do município. Ficou acertada a celebração de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o ex-prefeito de Icapuí, José Edilson da Silva, objetivando a municipalização do trânsito, com a implantação, até o final deste ano, do Departamento Municipal de Trânsito.

Enquanto o órgão não é criado, a Policia Militar atuará na fiscalização do trânsito do município, priorizando regularizar e responsabilizar as pessoas que cedam veículos a motoristas não habilitados ou que conduzam os mesmos sem placas, com placas dobradas, adulteradas ou clonadas e com documentação irregular, inclusive recolhendo os veículos que se encontrem em desacordo com as normas do Código de Trânsito Brasileiro.

Após a intervenção do Ministério Público, o que se viu foi uma correria à aquisição de capacetes e dificilmente via-se uma pessoa transitando sem esse equipamento de segurança. Que bom se tivesse continuado assim, entretanto, pouco está se vendo o uso de capacete ultimamente. O que está acontecendo? Será que as autoridades e os condutores não estão percebendo esse retrocesso, pois o uso desse equipamento é imprescindível para a manutenção da segurança e por extensão, da vida.

E por esses cuidados supramencionados deixarem de ser observados no dia-a-dia, temos de enfrentar situações indesejáveis nas quais muitas delas ocasionam a triste separação de familiares e amigos do nosso convívio. Municipalizar o trânsito já, realizar campanhas de conscientização nas ruas e, sobretudo, fomentar projetos educativos nas escolas voltados para uma educação preventiva no trânsito são medidas cruciais para se formar uma nova mentalidade e consequentemente se diminuir o número de acidentes. Vale frisar que a observação e aplicação da legislação de trânsito devem ser rigorosamente seguidas sob pena de cair no descrédito da população.

Como educador, nesse município, já levo essa discussão para a sala de aula, pois acredito no poder transformador da educação, mas é preciso que cada um faça a sua parte. Penso está fazendo a minha e como dizia Madre Tereza de Calcutá, religiosa iugoslava, “O MEU TRABALHO É UMA GOTA NO OCEANO, MAS, SEM ELE, O OCEANO SERIA AINDA MENOR”.

domingo, 23 de outubro de 2011


A MORTE

Profº Antônio José
A morte é uma viagem
De quem nunca partiu
E que está bem presente
Num coração bem vazio.

A garantia da companhia
Nem sempre é a presença.
Às vezes estou tão perto
Na hora da minha ausência.

E às vezes estou tão longe
Quando sou bem visto,
Sem saber quando e onde

Porque não é o corpo, insisto,
No momento que se esconde,
A única prova de que existo.