BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

DIA DE FINADOS


Profº Antônio José

Na manhã dessa sexta-feira fui ao lugar dos mortos-vivos. Essas pessoas que não se apagam porque continuam presentes na nossa memória. Lugar de saudades, mas não de separação, pois muitas vezes estamos tão pertos quando estamos aparentemente ausentes. Não é o corpo por si só que fala da nossa presença, são as nossas atitudes, o nosso jeito peculiar de marcar registros, lembranças, presença na vida daqueles que verdadeiramente  nos amam.

Visitamos sim, no dia de finados, o espaço de corpos que não se acabam, pois segundo Lavoisier “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”. São corpos vestidos de madeira submersos pela areia escura ou por concreto frio aguardando o processo da transformação natural. Lá estão eles, alguns mais recentes com a forma não muito desfigurada, lá estão outros com os ossos quebradiços e afinados pelo desgaste da decomposição. Ninguém deseja está naquela tumba fria, mas que queiramos ou não um dia será o nosso dia, uma hora será a nossa hora.

E a vida continua, mudamos de lugar com a permissão do criador, mas não deixamos de existir, pois o corpo toma outras formas de ser e a alma continua viva na nossa memória, no nosso coração, haja vista que enquanto seres viventes apenas nos transformamos para partir e partimos para nos transformar. E o espírito aguarda os desígnios do supremo Deus.

Saio daquele lugar onde vivo-falantes se misturam com o silêncio dos mortos- vivos e me ponho a pensar como a vida é um vento que sopra velozmente, uma nuvem que passa, porém todo esse mistério é visto de várias maneiras e só nos resta dizer aos que amamos que verdadeiramente os amamos.