BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sexta-feira, 30 de março de 2018

CRÔNICA

A FÚRIA DO MAR


Prof Antônio José

Tomar banho, mergulhar nas suas ondas espumantes, pescar nas suas pedras nuas e navegar nas suas águas serenas é um sonho de qualquer pessoa. Ora ele é azul, ora ele é verde anil com um balancê ao sabor dos ventos. Sim, o mar é maravilhoso, encantador e um elemento natural rico em produtos marinhos deliciosos. O mar é amigo, mas também pode ser um inimigo perigoso, ninguém duvide de sua fúria!

Era tarde, o sol já se escondia no horizonte, pessoas corriam com um celular na mão, ninguém queria perder o avanço de uma onda, a marola invadindo a estrada por onde passam pedestres, carros, motos e, elas, as mulheres da caminhada. Alguém dizia:" lá vem, lá vem a maré, essa vai subir o morro e botar no asfalto" Aquilo parecia ser incrível e realmente era, as ondas tomadas de fúria avançavam morro acima, banhavam jangadas acomodadas no seu espaço de repouso e explodiam no asfalto negro!

Nem todos comemoravam aquela cena bravia. Alguns sorriam e até pulavam com o avanço de cada onda revolta. Outros ficavam olhando cabisbaixo, lamentando a cólera da maré alta. Provavelmente alguém estaria se perguntando: "Por que o mar resolveu se enfurecer logo aqui nessa praia onde os jangadeiros disputam um pedaço de chão"?

Ah, o mar não manda recado, ele faz com sua força, com sua fúria e rola nas areias molhando o solo seco. Ele banha as pedras e explode as suas ondas de algodão, atravessa obstáculos e não pede licença. O mar se revolta contra a criatura que muitas vezes o agride sem pena e sem dó. Ele não avisa a hora que vai revidar, ele simplesmente chega e avança com toda a sua braveza levando o que encontra pela frente. Se você aprecia o mar saiba o quanto ele é amigo, mas não queira tê-lo como inimigo. A sua fúria é por demais devastadora e quando pensam em contê-lo, ele avança em outro lugar. A fúria é o seu sistema de defesa, um dia ela vem....

Nenhum comentário:

Postar um comentário