BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

sexta-feira, 28 de maio de 2021

 

CRÔNICA

UMA ESPERANÇA ABANDONADA

Prof Antônio José

 

Todos os dias passo por ela. Percebo que não anda bem, seu corpo está coberto de buracos e os seus olhos cobertos de matos como um navio naufragado nas profundezas do oceano. Ela surgiu ali há pouco tempo, recebeu esse nome por causa das preciosidades que nela existem. São Esmeraldas e Jades refletindo o verde dos olhos da Esperança. Ela ainda está viva, mas pede socorro das autoridades ambientais, governamentais, pois se não for feito nada, não sei até quando ainda terei o privilégio de vê-la passar de frente a minha casa.

Hoje mesmo passava por ela, parei um pouco, fiquei a contemplá-la e sentia seu pulso frágil como se tivesse a me dizer: “Faça alguma coisa por mim, eu não quero desaparecer”. Naquele momento, não fiz outra coisa a não ser baixar a cabeça e perceber as lágrimas salgarem a minha boca. Ainda quis tocar nela, porém seu corpo debilitado não me permitia, seria torturá-la ainda mais, aumentando as suas dores. Socorrê-la, seria o mínimo, diante de tamanho abandono. Sua boca está quase se fechando, o alimento já tem dificuldade de entrar, sua vida está por um fio.

Não sou cético, ainda acredito que o mundo pode ser diferente quando as pessoas apostarem na esperança de dias melhores e fizerem do seu discurso um testemunho autêntico de sua prática. A rua da Esperança, plantada no coração de Cajuais, município de Icapuí, não pode desaparecer, ela acabou de nascer e seus frutos ainda nem vingaram. Se não bastasse a água da chuva que a deixa encharcada, a coberta de matagal que a sufoca e os buracos eternos do seu corpo, que o desprezo não seja mais uma causa do seu sepultamento.

Fui embora, alguns instantes que passei ali, foram suficientes para perceber que o discurso anda muito longe da prática. Há quem diga: “Quem ama, cuida”. Verdade, os cuidados estão para o amor assim como as obras estão para a fé. Mas o que vejo é um desprezo desmedido, ela está desaparecendo e se continuar assim talvez ninguém a encontre mais no mapa. Não, ela não vai embora, a esperança há de salvar outra Esperança e as asas daquela baterão de alegria por essa.

Finalmente, a Esperança ainda tem voz e vai vencer os desatinos do descaso. Seus olhos são Esmeraldas e, por isso, atraem bênçãos universais, favorece a estabilidade financeira, nos sintoniza com a abundância, nos conecta com o fluxo de energia do amor divino e ajuda a atrair tudo de que precisamos. Enquanto há vida, há esperança batendo as asas em outra Esperança!

Nenhum comentário:

Postar um comentário