BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

quarta-feira, 8 de setembro de 2021

 XXI SEMANA DO MEIO AMBIENTE

MUNICÍPIO DE ICAPUÍ

CONTRIBUIÇÃO DE UM PROFESSOR

A riqueza do manguezal

Prof Antônio José

Escrevo mais um poema

Os versos tiro da mente

Na Semana do Ambiente

O manguezal é meu tema

Ecossistema é meu lema

Meu mote, a preservação

Que por meio da educação

E consciência elevada

A natureza é respeitada

Para o bem da população!


No manguezal há riqueza

Um berço de vida plena

A garça com suas penas

Enfeita a mãe natureza

O caranguejo é certeza

De sustento para o povo

O marisco é mais que ovo

Ajuda na sobrevivência

O carapicu faz diferença

O manguezal traz renovo!


O peixe-boi faz andança

No manguezal virtuoso

Com seu corpo caudaloso

Dá mergulho de esperança

Faz um sinal de aliança

Com o homem agressivo

Demonstra ser inofensivo

Pois só quer a liberdade

De nadar mui à vontade

Como um patrimônio vivo!


As espécies lá do mangue

São do berçário o tesouro

No mangue tudo é ouro

Com vida cheia de sangue

Qual na Oceânia, gibangue

O manguezal é valioso

Ele é um bem precioso

Que deve ser preservado

Um ecossistema iluminado

Num equilíbrio fabuloso!


E agora estou indo embora

Mas deixo aqui meu recado

O manguezal é um legado

Para o futuro que aflora

Preservá-lo sem demora

É proclamar o amanhecer

É não vê-lo desaparecer

Eis a educação ambiental

Que faz a mudança ser real

Tudo começa com VOCÊ!

Nenhum comentário:

Postar um comentário