BOAS VINDAS

SEJAM BEM-VINDOS AO ICAPUÍ POÉTICO.OBRIGADO PELA VISITA.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

A CRÍTICA E O ELOGIO


                                   Profº Antônio José

Há quem diga ser o elogio construtivo e a crítica destrutiva. Outros, porém, afirmam o contrário. Não sou nenhum erudito, mas gosto de pensar, refletir e buscar um pouco da essência daquilo que passa pela vida. Afinal, não concebo um educador ou cidadão que vive só e somente de aparências. Assim sendo, busquei conhecer um pouco sobre estas duas realidades: A CRÍTICA E O ELOGIO. Não para reproduzir pensamentos, mas uma vez pensando sobre eles, transformar informação em conhecimeto. Na verdade, a CRÍTICA PELA CRÍTICA tem sido muito utilizada  nos nossos dias em detrimento do ELOGIO.

Muitos já foram os que discorreram sobre o assunto. Não é a minha pretensão relacionar, nesse momento, filósofos, poetas, sociólogos, educadores, psicólogos..., mas mostrar de forma clara e objetiva que tanto a crítica quanto o elogio podem construir ou destruir sonhos, projetos, propósitos, pessoas. O fato é que dependendo da maneira como o elogio ou a crítica se processam na vida de uma pessoa, ambos passam a ser ferramenta de construção ou destruição.

Para o escritor Douglas S. Nogueira quando não usamos a crítica e o elogio racionalmente estamos a cada dia ajuntando vagarosamente pacotes de inimigos gratuitos. Ainda diz ele que devemos evitar a crítica até a última circunstância e elogiar com muita sinceridade sempre que possível.  Acrescenta ser isso ideal para vivermos bem socialmente, embora saibamos que mesmo assim seremos vítimas de pessoas que nos rodeiam sabe-se lá por quê.

Já o escritor Luiz de Paiva afirma ser a crítica construtiva uma ótima forma de feedback para o profissional, desde que o crítico considere aspectos como: o ambiente adequado; o momento adequado; um planejamento adequado; prepare a pessoa para tal situação; comunique-se  de forma clara e direta; não faça da critica um monólogo; destaque os pontos a melhorar...

Outro escritor e pensador americano, teórico do pensamento positivo Norman Vincent deixa registrado: “O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica.”

Considerando o que foi supramencionado percebe-se claramente que tanto a crítica quanto o elogio tem o seu valor e pode ajudar como fator de motivação ou desmotivação de comportamentos  humanos.  Assim sendo, quando houver necessidade de criticar atitudes ou elogiá-las que possamos fazê-lo de forma consciente e criteriosa sob pena de não só destruirmos sonhos, mas pessoas.

Finalmente, elogiar, reconhecendo as capacidades e habilidades de uma pessoa é atribuir-lhe uma força positiva para que continue a sua trajetória na vida e não se perda pelo caminho. Confesso que escrevo hoje porque um dia um professor colocou no final de um trabalho que fiz: “Você escreve bem, vá em frente!”. Não sei se assim faço, mas sei que aquele elogio não me fez mais parar de escrever e hoje me faço um escritor porque um dia alguém soube usar um elogio na hora e de forma correta. Não se sabe a autoria, mas alguém pensou e escreveu: “Não se delicie com o elogio, nem se magoe com a crítica.”Daí concluo que tanto a CRÍTICA quanto o ELOGIO se usados sabiamente constrói, porém se usados irracionalmente podem se tornar num veneno mortífero.

                                                                                                            




3 comentários:

  1. O PRIMEIRO É O MEU.DEIXE O MOSQUITO VOAR.

    ResponderExcluir
  2. Olá Antônio! Boa tarde! Sou DOUGLAS S. NOGUEIRA. Olha amei seu blog o qual incentiva a leitura, é exatamente esses tipos de atitudes e incentivos que nosso país necessita para que se torne cada vez mais grande não em território, pois isso ele já é e sim em cultura. PARABÉNS.UM GRANDE ABRAÇO!!!
    Deixo aqui o endereço de meu blog, para você e seus seguidores

    www.douglassnogueira.blogspot.com

    DOUGLAS S. NOGUEIRA

    ResponderExcluir
  3. MUI AGRADECIDO MEU CARO. FICO FELIZ POR DESCOBRIR O SEU BLOG E PODER CITÁ-LO COMO REFERÊNCIA NO MEU TEXTO "A CRÍTICA E O ELOGIO".
    UM ABRAÇO!
    PROFº ANTÔNIO JOSÉ

    ResponderExcluir